Menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos. Consideramos uma mulher na menopausa quando ela completa 1 ano sem menstruar (sem uso de nenhuma medicação hormonal).

Isso quer dizer que, considerando a expectativa de vida feminina de 81 anos, você passará pelo menos cerca de 30 anos da sua vida na menopausa!! Por isso, a importância de entender o que está acontecendo consigo mesma nessa fase, isso auxilia na melhor aceitação dos processos, na adesão aos tratamentos propostos e, a longo prazo, na manutenção da qualidade de vida.

A menopausa é uma fase caracterizada por transformações físicas e emocionais decorrentes do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos pelos ovários. Nesta fase da vida, a mulher pode apresentar diversos sintomas, isolados ou em conjunto. Os mais comuns são fogachos (ondas de calor), insônia, palpitações, diminuição da libido e da capacidade de concentração, secura vaginal que causa dor ou desconforto nas relações sexuais e mal-estar geral.

Um dos primeiros sinais de que a mulher pode estar entrando na menopausa é a menstruação irregular que pode vir com mais ou menos frequência, ser mais abundante ​​ou pouca, ou durar mais ou menos dias do que antes. Ou seja, varia entre cada mulher.

As ondas de calor, conhecidas popularmente como fogachos, podem ocorrer em até 80% das mulheres no período antes de entrar na menopausa, podendo surgir até mesmo antes da menstruação ficar irregular, e durar por alguns anos, mesmo depois de já estar na menopausa. Esse sintoma pode fazer a mulher sentir calor de repente e sem motivo aparente, geralmente no rosto, pescoço ou tórax, que pode deixar a pele vermelha e suada, e o coração batendo mais rápido, por 1 a 5 minutos.

Os sintomas da menopausa como menstruação irregular, ondas de calor ou suor noturno normalmente aparecem de forma gradual alguns meses antes da mulher entrar nessa fase e podem durar até alguns anos após. Isso acontece devido aos níveis de estrógenos que vão diminuindo ao longo do tempo, provocando várias alterações no corpo da mulher. Outros sintomas podem ser dificuldade para dormir ou insônia, memória fraca, alterações de humor, secura vaginal e diminuição do desejo sexual.

Existem diversas opções de tratamento para ajudar com esses sintomas, desde a terapia de reposição hormonal até medicações fitoterápicas, mas o mais importante é manter hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada e atividade física regular.  Adequar esses hábitos irão ajudar a controlar os sintomas, além de proteger contra doenças cardiovasculares e contra a perda da massa óssea – pois após a menopausa há aumento do risco de osteoporose.

Se está sentindo algum desses sintomas converse com seu Ginecologista para confirmar o diagnóstico ou até investigar outras causas. Existem diversas opções de tratamento para ajudar com esses sintomas, mas o mais importante é um bom acompanhamento com melhora de hábitos para garantir qualidade de vida e saúde nessa nova fase da vida. A chegada da menopausa, sem dúvida, marca uma nova jornada na vida da mulher e nada impede que você aproveite o máximo dela com qualidade de vida!